domingo, 13 de janeiro de 2008

Compreendendo o Espaço da Geografia.


Os gregos foram a primeira cultura conhecida a explorar ativamente a Geografia como Ciência e Filosofia. Com o colapso do Império Romano, os grandes herdeiros da Geografia grega foram os árabes.


Apesar de o conhecimento geográfico começa a ser cultivado na antiguidade, só se firmou como Ciência no século XIX, com Alexandre Humboldt (imagem ao lado) considerado pai da Geografia moderna. 

Por volta do século XIX, surgia a Escola Alemã de Friederich Ratzel (foto ao lado), apresentando o determinismo, que apoiava a idéia de que o meio natural era capaz de estimular ou não a força física e o desenvolvimento intelectual das pessoas. Ratzel foi o fundador da Geografia política moderna (ou Geopolítica), o estudo da influência do ambiente na política de uma nação ou sociedade. Dele originou-se o conceito de "espaço vital" (Lebensraum), que se preocupa com a relação de grupos humanos com os espaços do seu ambiente.

A Escola Francesa de La Blache (foto ao lado) lançava o possibilismo, que afirmava não haver um domínio da natureza sobre o homem nem deste sobre a natureza., mas possibilidades de influências recíprocas.

A partir da corrente crítica, passou-se a definir a Geografia como a Ciência que estuda o Espaço geográfico, espaço produzido pelo homem ao intervir no meio natural. Um dos defensores da Geografia crítica foi o Geógrafo brasileiro Milton Santos.


“Hoje, quando se fala do espaço total fala-se de uma multiplicidade de influências superpostas: mundiais, nacionais, regionais, locais; no entanto, o espaço é maciço, contínuo, indivisível. Tão indivisível quanto a sociedade total, de que ele é território e com a qual sua relação é igualmente indivisível. A região aparece como um espaço de conveniência, um quadro a utilizar para a reprodução das relações sociais. Lugares, subespaços, nada mais são do que espaços funcionais. Só a consideração do espaço total permite apreender o papel da paisagem no movimento global da economia e da sociedade.” (Milton Santos, 1997 - foto ao lado). 

3 comentários:

Anônimo disse...

Que legal saber a história da Geografia

Pedro de S. Melo | 7B | Souza Leão

Mateus Gusmão disse...

Muito legal, professor!

Mateus Gusmão disse...

Muito Legal, professor!