quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

O dia em que o Brasil foi invadido!

"Operation thirsty eagle - o dia em que o Brasil foi invadido" (que tem como diretor/editor Abel Filho e orientador Marcos Buccini) foi feito em 2006, como trabalho de conclusão do curso de Publicidade e Propaganda.

A animação critica de forma bem humorada a forma como os EUA traçam suas políticas econômicas e estabelecem suas relações internacionais. Ela mostra uma hipotética invasão do Brasil pelos Estados Unidos, com o objetivo de tomar posse dos recursos naturais do país, usando desculpas variadas para justificar essa invasão e encobrir seu real objetivo.

O filme é popular e, por meio do mesmo, é possível levantar questionamentos sobre a atual política exterior conduzida pelo EUA, excessivamente obcecada com segurança interna e indiferente às preocupações que afligem outras partes do mundo. Em contra partida, vale destacar a importância da segurança nacional e alguns problemas estruturais internos do Brasil, tais como: narcotráfico, arrastões, poluição fluvial, queimadas em áreas de florestas, etc.

Será que do ano de 2006 aos dias atuais, podemos apontar algumas mudanças na política externa estadunidense e nos aspectos estruturais internos do Brasil?

2 comentários:

Anônimo disse...

prof que onda!
lembro quando o senhor passou essse video lá na sala uma vez!
era dos conflitos internacionais
agente tbm fez um video
kkkkkkk
abrç!!!!!!!

Anônimo disse...

muita ondaa