sexta-feira, 22 de maio de 2009

Missão Marte: ficção científica é possível?


Marte é um astro distante e avermelhado no céu noturno cujo nome vem do deus romano da guerra e tem cativado a imaginação humana através dos tempos. Alguns acreditam que esse planeta foi o lar de uma antiga civilização. Mas as provas concretas continuam a nos enganar.

Poderia ser o lar de uma civilização hostil?

Existe mesmo um rosto em sua superfície?

Poderíamos montar uma base para uma futura colonização humana?

O que aconteceu com as inúmeras naves e sondas enviadas à Marte que desapareceram sem deixar vestígios?

Marte possui calotas polares que contêm água e dióxido de carbono, assim como o maior vulcão conhecido do Sistema Solar (o Monte Olympus), um desfiladeiro imenso, planícies, e possíveis antigos leitos de rios.

Todas as missões à Marte foram feitas por máquinas e não pelo homem. Muitos já defendem as missões tripuladas ao planeta como o próximo passo. Por conta da distância entre Marte e a Terra, a missão traria mais riscos e seria mais cara que as viagens à Lua. Seriam necessários mantimentos e combustível para uma viagem de ida e volta de 2 a 3 anos.

Uma fotografia tirada em julho de 1976 pela nave Viking 1 Orbiter,  mostrava uma formação na superfície de Marte que lembrava em muito um rosto humano. As imagens ao lado mostram como nos anos seguintes, as novas fotos revelaram se tratar, segundo a NASA, somente de ilusão. A NASA fez a comparação com a imagem do rosto, e ressaltou que a estrutura adquiriu olhos, boca e nariz devido ao ângulo do sol e às suas irregularidades superficiais.


Missão Marte: o Filme

O ano é 2020, e a NASA realizou outro importante avanço para a humanidade - conseguiu pousar com sucesso uma equipe de astronautas em Marte. Entretanto, logo após a chegada, a missão do comandante Luke Grahan (Don Cheadle) e seus companheiros encontra chocante e assustador, que provoca um desastre misterioso, dizimando a tripulação. Todavia, Graham consegue enviar uma rápida mensagem criptografada à Terra, antes que seu pesadelo comece.

A NASA rapidamente organiza e envia uma missão de resgate para investigar a tragédia e trazer de volta os possíveis sobreviventes. Levando a bordo os comandantes Woddy Blake (Tim Robins) e Jim McConnell (Gary Sinise) e seus companheiros, a Dra. Terri Fisher (Connie Nielsen) e o cientista Phil Ohlmyer ( Jerry O´Connel). Os astronautas partem em uma heróica viagem de seis meses até Marte. Ao chegarem ao planeta vermelho, e após passarem por inúmeros obstáculos, descobrem que Marte, além de não ser um planeta morto, tem muito mais a ver com a nossa origem terráquea do que se pensava.

O filme (lançado em 2000) faz muitas referências a Teorias científicas, Astronomia, Astronáutica, Biologia, Física, Ética e Moralidade. E, sobretudo, relaciona Marte a um dos temas mais questionados pela humanidade: a origem da vida. Também mostra qual deve ser o futuro da exploração espacial. É provável que a próxima grande meta das viagens espaciais tripuladas seja uma missão à Marte.

Veja, a seguir, o trailer legendado do filme!

Nenhum comentário: