sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A História das coisas

A História das coisas é um documentário resultante de mais de 10 anos de pesquisa sobre sistemas de produção de bens de consumo feita pela ativista ambiental Annie Leonard. Ela viajou por cerca de 40 países para entender a nossa lógica de consumo, que vai desde a extração de matérias-primas até o descarte.

O documentário foi criado com a proposta de responder algumas perguntas. Entre elas: Afinal para onde vão as coisas quando nos desfazemos delas?

As coisas se deslocam ao longo de um sistema: extração, produção, distribuição, consumo, tratamento do lixo. Todavia, para explicar de onde vem e para onde vão as coisas falta muito, além das etapas citadas acima. Há também, por exemplo, as pessoas envolvidas e dentre elas, o governo e corporações.

O projeto é explicado por meio de animações e com uma linguagem interessante e compreensível para a garotada, e pode ser o ponto de partida para a realização de diversas atividades com os alunos, desde a produção de trabalhos sobre a realidade do consumismo nas suas cidades, até mesmo um trabalho de campo para conhecer etapas de algum sistema de produção local.

Também seria possível fazer comparações entre aquilo que é retratado pela mídia sobre um determinado objeto de consumo e o que foi constatado pelas pesquisas dos estudantes sobre esse mesmo objeto (sua composição, origem e destino). Assim, seria traçado um paralelo entre meios de comunicação, propaganda e ética ambiental.

O filme presta-se a um ótimo trabalho interdisciplinar, dada a possibilidade de ser abordado por várias áreas do conhecimento. A exposição didática das idéias chama a atenção, e o fato de ser um curta-metragem com 20 minutos é particularmente interessante para os professores, uma vez que pode ser encaixado facilmente no tempo de uma aula.

Nenhum comentário: