quarta-feira, 27 de março de 2013

Clima: Coisas que você precisa saber

Amanhã será um dia ensolarado? Ou vai ficar nublado com chances de chuva?  Descobrir as condições do tempo pode ser muito útil para nós. Assim, sabemos se é preciso, por exemplo, levar um guarda-chuva no dia seguinte, ou se o agricultor terá condições de controlar melhor sua plantação.

Porém, se há uma pergunta que não sai da cabeça dos meteorologistas e cidadãos comuns atualmente, é: o que acontecerá com o clima do planeta no próximo século? Haverá um superaquecimento da Terra? Ou um destempero total, com calor no inverno e frio no verão? 

O clima atua em todos os pontos da Terra, definindo a temperatura média em diferentes épocas do ano, o regime de chuvas, a vegetação e até o tipo de ocupação humana.

A possibilidade de uma transição climática é assunto freqüente nos jornais e na televisão, mas muito pouco se sabe sobre ela. E seria prematuro afirmar que já estaria começando?  

Procure compreender conceitos de tempo e clima, assim como seus métodos de estudo, assista esse curioso documentário produzido pela National Geographic e tire suas conclusões!

Nenhum comentário: