sexta-feira, 15 de março de 2013

Identifique constelações com um planisfério celeste


Em 1930 a União Astronômica Internacional (IAU) estabeleceu a divisão do céu em 88 constelações. As constelações são regiões fechadas do firmamento que contém não só estrelas como também outros objetos celestes, tais como nebulosas, galáxias, etc.

Existem mapas do céu noturno que nos ajudam a encontrar a localização de constelações, auxiliando a nossa exploração, seja em nosso quintal de casa, ou em qualquer outro local: são as cartas celestes

Uma carta celeste é um mapa do céu noturno. Os astrônomos costumam dividi-las em grades para usá-las mais facilmente. São usadas ​​para identificar e localizar objetos astronômicos  e têm sido usadas ​​para a navegação humana desde tempos antigos. Um planisfério é um tipo de mapa celeste.

As Cartas Celestes traçadas sobre uma superfície plana (folha de papel), assim como os mapas e cartas que representam a Terra, usam vários sistemas de projeções cartográficas. Nem o Sol, nem a Lua ou os planetas podem ser representados nas Cartas Celestes, pois estes astros movem-se continuamente entre as estrelas, que ocupam posições “fixas”, umas com relação às outras.

Existem vários sites que disponibilizam cartas celestes de acordo com a nossa localização, como o Heavens Above, porém, como todos eles estão em inglês, disponibilizarei aqui uma maneira fácil para você obter a sua carta celeste.

Trata-se de uma carta celeste produzida pelo Departamento de Astronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Você vai precisar Imprimir as duas cartas celestes e as duas máscaras (horizonte norte e horizonte sul) feitas para a latitude mais próxima à do lugar onde vive (a mais próxima para o Recife é a de 10º). Imprima em papel cartão ou Cole cada parte em uma folha de cartolina, de modo a ficar mais resistente. 


Cartas celestes e máscaras (CLIQUEAQUI)

Instruções para montagem (CLIQUEAQUI)


Nas bordas das máscaras estão marcadas as 24 horas do dia; as bordas das cartas trazem 24 divisórias, sendo que cada dois espaços corresponde a 1 mês do ano.  Girando as máscaras, faça coincidir a hora em que você deseja olhar o céu com o mês e dia aproximado da observação. 

Para ver os astros que aparecem na janela com o horizonte sul, você deve se voltar para o sul. Os astros perto do horizonte leste estarão à sua esquerda, e os astros do horizonte oeste estarão à sua direita. Os astros que aparecem na parte superior da janela estarão acima de sua cabeça.  Para ver os astros que aparecem na janela com o horizonte norte você deve se virar para o norte. 

Nenhum comentário: