sábado, 4 de maio de 2013

Juiz Dredd e o Futuro das Megalópoles

A abordagem dos estudos sobre o espaço urbano consiste em entender o seu significado, sua função urbana, rede e fluxos, procurando defini-lo através de suas características demográficas, sua morfologia, e de seu papel econômico e social.

Uma excelente dica para trabalhar conceitos de Geografia urbana (fluxos, redes, megacidades, conurbação, migrações, macrocefalia urbana, etc) e o futuro dos grandes centros urbanos é usar como fonte de discussão os quadrinhos do Juiz Dredd e o cotidiano da população de  Mega-City One.

Juiz Dredd é um personagem das HQs criado por John Wagner e Carlos Ezquerra, estreando em 1977, na revista "2000 AD". Ele é um vigilante que acumula os cargos de polícia, juiz, júri e executor. Ele trabalha ao lado de vários outros juízes, que mantêm a ordem na megalópole Mega City One.

No futuro não muito distante, uma guerra nuclear destruiu a maior parte do planeta. Restaram apenas algumas megalópoles protegidas por redes de defesa antimíssil: as megacidades. A maior, Mega-City One, evoluiu a partir de uma conurbação que se estendia desde Boston a Washington. Em 2032, Mega-City One foi fundada como uma necessidade à enorme superlotação que assolava as cidades da América do Norte. Devido às oportunidades de trabalho, houve uma intensa migração para a cidade, comprometendo sua infra-estrutura, provocando superlotação, crimes epidemias.  Essa nova realidade levou à formação de "Sistema de juízes" para gerenciar adequadamente e policiar o cidade. 


No ano de 2070 o xenofóbico e psicótico presidente dos EUA Robert L. Booth deu a ordem que iniciou a Terceira Guerra Mundial, acreditando que seus escudos de defesa iriam proteger seu país. Mas quando os outros países enviaram suas bombas em direção aos EUA, o pior aconteceu: as defesas não foram suficientes e transformaram boa parte do país em um deserto de destroços e mortos. As poucas cidades remanescentes se uniram, formando verdadeiras cidades-estado.

Depois da guerra, Mega-City abandonou de vez o sistema democrático e passou a ser governada pelo Departamento de Justiça: um sistema de justiça imediata criado para combater a criminalidade fora de controle nas megacidades. O mais famoso juiz de Mega-City Um é Joseph Dredd, um clone do antigo juiz-chefe do Departamento de Justiça, Eustace Fargo, criador do conceito de justiça imediata.

Originalmente concebida para abrigar 350 milhões de cidadãos, a população de Mega-City One logo cresceu para uma espantosa marca de 800 milhões de pessoas, um número que permaneceu constante até que a cidade foi devastada pelos efeitos da Guerra do Apocalipse, reduzindo sua população para 400 milhões pessoas (vivendo em um espaço que só comportava metade desse número). 

Para efeitos administrativos, a cidade é dividida em 305 setores, a maioria deles renomeado para ajustar o novo tamanho da cidade após a Guerra do Apocalipse, e aglutinados em Central, Norte, Sul, Leste e Oeste. 

A maioria dos moradores da cidade vive em grandes conjuntos de apartamentos (blocos), embora muitos outros tenham uma vida nômade em casas móveis (uma espécie de veículo de residência).

Os blocos são enormes e podem ser considerados pequenas cidades. Cada um normalmente possui um hospital, ginásio, escola e centro comercial. Um cidadão pode passar sua vida inteira sem sair de seu bloco. Devido à elevada taxa de desemprego, o tédio é um problema comum entre os cidadãos e isso leva a ocorrência de motins (pequenas guerras entre dois ou mais blocos).


O sistemas de transporte  de Mega-City One é bem diversificado e , apesar da superlotação, é surpreendentemente eficiente (sendo comprometido apenas  durante as emergências em larga escala).

O Departamento de Justiça de Mega-City One também combateu vários atos de terrorismo promovidos por grupos defendendo a restauração da democracia. Isso resultou em um referendo sobre o assunto, realizado em 2113, no qual os cidadãos optaram por manter a ditadura dos juízes.

Os tipos de Juízes que existem e suas respectivas agências são:

Academia da Lei: para cadetes em treinamento.
Divisão Psi: Juízes com poderes psíquicos
SJS (Special Judicial Squad): o poder que procura manter a integridade moral dos Juízes e da força policial. Normalmente, quem é acusado de algum crime dentro da corporação é julgado pelo Conselho dos Cinco.
Divisão TEK: Ciência e Tecnologia
Space Cops: Juízes das Colonias Espaciais.
PSU (Public Surveillance Unit): Vigilância da população
Defence Division: Ministério da Defesa
Holocast Squad: Agentes preparados para missões suicidas

Nenhum comentário: