sexta-feira, 21 de junho de 2013

Telescópio caseiro: saiba como fazer o seu

O telescópio, ou luneta astronômica, é um instrumento de aproximação que se utiliza de duas lentes dispostas coaxialmente: a objetiva e a ocular. A objetiva tem distância focal da ordem de metros, enquanto na ocular a distância focal é da ordem de centímetros. 

A luneta teve seu primeiro projeto registrado por Hans Lippershey (1570-1619). Mas foi em 1609 que Galileu Galilei (1564-1642), cientista italiano, teve conhecimento desta invenção e, sabendo como era constituída (duas lentes em um tubo), logo a aprimorou e construiu uma capaz de aumentar três vezes o tamanho aparente de um objeto. Depois construiu outras ainda mais potentes, com ampliação de até 30 vezes.

Nesta postagem, segue uma sugestão de como construir uma luneta astronômica utilizando materiais facilmente disponíveis no comércio, de baixo custo e de fácil montagem.

O procedimento encontra-se no livro Ombros de Gigantes - História da Astronomia em Quadrinhos” (de Annibal Hetem Junior e Jane Gregório-Hetem, da Devir Livraria), e o projeto original foi apresentado pelo professor e coordenador da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia) João Canalle, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.


No lugar da lente objetiva usa-se uma lente de óculos de um grau positivo e, no lugar da lente ocular, usa-se um monóculo de fotografia. Os encaixes são feitos com tubos e conexões de PVC. Uma sugestão de como construir um tripé para a luneta também é dada. Apesar de se usar materiais rudimentares, os resultados são satisfatórios.


 Aprimoramentos

A luneta pode ser fixada na tampa de uma garrafa de refrigerante. Corte um tubo com diâmetro de 2’’ (50 mm)  com 10 cm de comprimento (como o tubo “K”). Utilize cantoneiras e prenda essa estrutura com parafusos. Pinte o exterior dos tubos “D” e “E” com tinta spray; isso impedirá que a luz penetre através das paredes dos tubos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Legal.