domingo, 2 de junho de 2013

Tiros em Columbine e a cultura da violência


Tiros em Columbine é um documentário produzido por Michael Moore, que estreou nos Estados Unidos em 11 de Outubro de 2002.

O documentário investiga a fascinação dos norte-americanos pelas armas de fogo. Michael Moore, que também narra o filme, questiona a origem dessa cultura bélica e busca respostas visitando pequenas cidades dos Estados Unidos, onde a maior parte dos moradores guarda uma arma em casa. Entre essas cidades está Littleton, no Colorado, onde fica o Instituto Columbine. Lá os adolescentes Dylan Klebold e Eric Harris pegaram as armas dos pais e mataram 14 estudantes e um professor no refeitório.

Moore sustenta que a maior taxa de homicídios relacionados com armas de fogo nos Estados Unidos não se deve a um maior número de armas de fogo no dito país, já que, como Moore afirma, o Canadá também tem uma grande quantidade de armas de fogo e, no entanto, sua sociedade é muito menos violenta.

Tendo o massacre do instituto Columbine como ponto de partida, o filme explora a natureza da violência nos Estados Unidos, usando fragmentos de publicidadeanimações satíricas sobre a história dos Estados Unidos e entrevistas.


O diretor do filme propõe a seguinte pergunta: se não se trata do número de armas de fogo na sociedade estadunidense, qual pode ser a causa? Para responder, é realizado um percurso de investigação, passando por astros do rock, videogames, filmes e programas de televisão. A comparação com a realidade de outros países é uma forma de ampliar a complexidade das questões que permeiam o incidente.

 O filme nos leva a discutir a violência em sala de aula associada a outros grandes temas da atualidade. veja, a seguir, um trecho do mesmo.

Nenhum comentário: