terça-feira, 23 de junho de 2015

Geografia nas bandeiras nacionais

As bandeiras começam a surgir como estandartes de guerra pela necessidade de tornar mais claro quem lutava contra quem. Na Idade Média, os brasões já representavam posse ou comando sobre um território, distinguiam famílias nobres e permitiam identificar clãs, reinos e nações.

Representando a soberania nacional, as bandeiras não são apenas pedaços de tecidos simples. Em seu conteúdo é representada toda a história de um povo, suas convicções, lutas e esperanças. É muito comum na escola, em eventos esportivos, cerimônias de Estado, ou em datas comemorativas vermos as bandeiras de diversos países.

O estudo de bandeiras é chamado vexilologia (do latim vexilum= bandeira e do grego logos= saber, estudo). É a ciência ou arte que estuda a simbologia e o grafismo das bandeiras, estandartes e pavilhões, tal ciência tem profunda afinidade com a heráldica e desta toma emprestado muitos de seus fundamentos.

Dinamarca
A bandeira mais antiga do mundo em uso contínuo é a da Dinamarca. Sua origem data de 1219 e, de acordo com a tradição, teria caído do céu durante a Batalha de Reval. Essa bandeira viria, posteriormente, a inspirar várias outras bandeiras e se tornar uma espécie de primeiro modelo europeu por sua forma e composição.

Vários países podem sugerir em suas bandeiras a importância da industrialização ou da agricultura para a subsistência do povo (Angola). Outros, a linhagem de uma dinastia reinante (Liechtenstein), aspectos característicos da flora ou da fauna (Dominica), e alusão ao processo de formação do país (a bandeira da Grã-Bretanha).


Angola
Liechtenstein
Dominica
A da Grã-Bretanha tem um significado heráldico na medida em que se combina a cruz vermelha de São Jorge, padroeiro da Inglaterra, com a branca de Santo André, da Escócia, e a vermelha de São Patrício, da Irlanda.

Inglaterra, Escócia e Irlanda
Com a morte da rainha Elizabeth I, Inglaterra, Escócia e Irlanda passariam por um longo processo de reorganização geopolítica através de disputas e conflitos que culminariam, em 1800, com a união dos três reinos em um único país denominado Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda. Essa união política e institucional seria representada pela sobreposição das três bandeiras, gerando uma nova.

Reino Unido
Com algumas exceções, as bandeiras da Suíça e do Nepal, por exemplo, o formato básico de uma bandeira é retangular, com três listras horizontais e um símbolo no centro. O símbolo mais comum é a estrela.


Suíça e Nepal
Símbolos religiosos são bastante utilizados. Enquanto muitos países islâmicos utilizam a Lua crescente, alguns cristão usam a cruz.

Turquia
O brasão no centro da bandeira mexicana tem origem em uma lenda asteca sobre a fundação de Tenochtitlán, sua antiga capital. Segundo essa lenda, os astecas, então um povo nômade, fundaram a cidade em um local onde foi vista uma águia pousada sobre um cacto e com uma serpente no bico. A visão foi interpretada como um sinal do deus da guerra Huitzilopochtli. Erguida em uma região pantanosa, Tenochtitlán deu origem a atual Cidade do México.

México
As 13 faixas horizontais da bandeira dos Estados Unidos simbolizam as 13 colônias que se separaram do Reino Unido no século XVIII e que fundaram os Estados Unidos moderno. As 50 estrelas representam os 50 estados norte-americanos.

Estados Unidos
Na bandeira da Coreia do Sul, há a presença de dois elementos universais, o Ying e o Yang. Bastante difundidos, eles representam a dualidade na Terra. Posicionados estrategicamente, os trigramas são associados aos quatros elementos da natureza: o fogo, o céu, a água e a terra.

Coreia do Sul
Na bandeira de Moçambique a estrela representa a solidariedade entre os povos, a arma AK-47 simboliza a luta armada e a defesa do país, o livro faz lembrar a educação por um país melhor e a enxada, a agricultura. É a única bandeira no mundo a incluir a ilustração de um fuzil moderno.

Moçambique
A bandeira da Etiópia é a mais influente bandeira da África, dando origem a toda uma linhagem de bandeiras verdes, vermelhas e amarelas, na África e fora dela, por meio de um movimento chamado "Pan-africanismo" que defende a unidade da África e dos africanos e seus descendentes espalhados pelo mundo.


Etiópia
A Bandeira do Canadá foi criada em 15 de fevereiro de 1965, para celebrar o centenário do país, que ocorreria em 1 de julho de 1967. As duas barras verticais vermelhas significam os oceanos Pacífico e Atlântico, a barra branca o território do Canadá, enquanto a folha estilizada representa as matas cobertas de Bordos (árvore típica canadense).


Canadá
As bandeiras do Uruguai e Argentina são bem parecidas, também por usarem as mesmas cores (azul e branco), mas principalmente por apresentarem um sol com rosto humano desenhado. Esse símbolo está relacionado ao início do processo de independência dos países, que antes formavam um só reino em conjunto com a Espanha, que acontecera no mês de maio de 1810, daí veio a denominação "Sol de Mayo". Já o significado do sol vem de uma representação de um Deus Inca, povo este que habitou a região dos Andes até a invasão espanhola no século XV, se transformando no símbolo desta revolução.

Uruguai
Argentina
Tradicionalmente, pensamos que o verde da bandeira representa as matas do Brasil, enquanto o amarelo representa as riquezas minerais, o azul o céu e o branco a paz. Na verdade, a explicação mais aceita é de que o verde é a cor da família real portuguesa, a Casa de Bragança, enquanto o amarelo representaria os Habsburgos, a família da imperatriz Leopoldina, que era austríaca.

Brasil - República
Brasil - Império
As constelações que compõem a bandeira estão invertidas, ou seja, representadas não da forma como são vistas olhando para o céu, mas como se fossem vistas por um espelho, ou, como diz a lei 5.700/1971, “como vistas por um observador situado fora da esfera celeste” (clique aqui e saiba mais).

Esfera celeste com as Unidades da Federação
A bandeira que fica permanentemente hasteada na Praça dos Três Poderes, em Brasília, é a maior bandeira nacional do mundo: tem 286 metros quadrados. Já o mastro tem 100 metros de altura.

Nenhum comentário: