segunda-feira, 18 de julho de 2016

Geografia nas bandeiras das comunidades e organismos supranacionais

"Do mesmo modo que o metal enferruja com a ociosidade e a água parada perde sua pureza, assim a inércia esgota a energia da mente"

Leonardo da Vinci

Representando a soberania nacional, as bandeiras não são apenas pedaços de tecidos simples. Em seu conteúdo é representada toda a história de um povo, suas convicções, lutas e esperanças. É muito comum na escola, em eventos esportivos, cerimônias de Estado, ou em datas comemorativas vermos as bandeiras de diversos países.

Para saber mais sobre a Geografia nas bandeiras de alguns países clique aqui!

Assim como as nações, algumas organizações supranacionais ou comunidades internacionais, também possuem bandeiras. Em virtude da recente ampliação da integração geoeconômica global, essas organizações tornaram-se atores importantes no cenário mundial. Algumas com a missão de estabelecer um ordenamento das relações entre países, de poder e influência política. Outras atuam na elaboração e regulação de normas, acordos entre países, buscando atender determinados objetivos, entre outras funções.

A seguir, temos alguns exemplos.

A bandeira da ONU possui um emblema que consiste numa projeção azimutal eqüidistante do centrada no Pólo Norte, rodeada de ramos de oliveira. Os ramos de oliveira são um símbolo de paz e o mapa mundo representa todos os povos do mundo. Branco e azul são as cores oficiais das Nações Unidas. A projeção do mapa se estende até 60 graus de latitude sul, e inclui cinco círculos concêntricos.


A bandeira da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) consiste em um campo azul escuro com uma rosa dos ventos branca, com quatro linhas brancas que irradiam a partir dos quatro pontos cardeais.  A cor azul simboliza o Oceano Atlântico , enquanto o círculo representa a unidade.


A bandeira da União Européia é constituída por doze estrelas douradas dispostas em círculo sobre um fundo azul, que simbolizam os ideais de unidade, solidariedade e harmonia entre os povos da Europa. O número de estrelas não está relacionado com o número de países da UE. O círculo é um símbolo de unidade.


A bandeira do Mercosul possui  quatro estrelas azuis de quatro pontas sobre uma linha curva, em cor verde, que representam, a constelação do Cruzeiro do Sul emergindo do horizonte. O Cruzeiro do Sul foi escolhido porque representa o principal elemento de orientação do Hemisfério Sul, e para o Mercosul simboliza o rumo otimista de integração regional que se pretende dar aos países membros. Sentido também expresso no próprio lema Nosso norte é o sul.As quatro estrelas azuis representam também os quatro países fundadores: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.


A Bandeira Olímpica possui um fundo branco, com cinco anéis entrelaçados no centro: azul, amarelo, preto, verde e vermelho. Este desenho representa os cinco continentes habitados do mundo, unidos pelo "Olimpismo", enquanto as seis cores são aquelas que aparecem em todas as bandeiras nacionais.


A Antártica não tem bandeira oficial, dado que não é uma nação e não tem governo próprio. Porém, a Organização do Tratado da Antártica adotou uma bandeira em 2002 que representa não oficialmente o continente. Ela apresenta o mapa do continente em uma projeção cartográfica azimutal polar.


A bandeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa possui um círculo como base dividido em oito formas ondulares iguais (número dos membros da CPLP), pretendendo-se com isto representar simbolicamente o mar, elemento primordial de ligação entre os países constituintes da Comunidade. No centro desta composição colocou-se um círculo, representativo do elemento de união: o idioma português.


A Bandeira da União Postal Universal  consiste no emblema branco da organização em um fundo azul. As cores azul e branco são as cores oficiais das Nações Unidas. Seu emblema é composto por uma circunferência que representa o globo terrestre, demonstrando seu caráter global, e por pessoas de diferentes grupos étnicos que trocam cartas entre si em volta do globo, representando a comunicação postal como meio de integração entre os povos.

A Bandeira da Organização dos Estados Americanos  tendo sido modificada diversas vezes a medida que novos membros associaram-se à OEA. Seu desenho consiste em um retângulo de fundo azul com um círculo branco, orlado em ouro, no seu centro. Inserido neste círculo está o escudo da organização, que consiste em um agrupamento das bandeiras de todos os Estados membros hasteadas em mastro na cor ouro. A ordem das bandeiras está dada pela ordem alfabética na língua espanhola, começando com Antígua e Barbuda na parte inferior esquerda, seguindo no sentido horário até a Venezuela na parte inferior direita.


O Emblema da União Africana é constituído por duas folhas de palma que envolvem um círculo exterior dourado em alusão à Paz. O círculo dourado simboliza a prosperidade e o futuro brilhante de África, enquanto que o círculo interior verde representa as aspirações e expectativas Africanas. A cor branca é sinônima da pureza do desejo de África de ter amigos genuínos por todo o mundo. O mapa do Continente Africano sem fronteiras no círculo interior significa a unidade Africana, e os pequenos anéis vermelhos entrelaçados, são simbólicos da solidariedade Africana e do derramamento de sangue pela libertação de África.

Nenhum comentário: