domingo, 12 de agosto de 2012

Compreenda a dinâmica das chuvas com um pluviômetro caseiro

Para poder acompanhar a quantidade de chuvas numa determinada região, os pesquisadores criaram o índice pluviométrico (medido em milímetros). Este é calculado da seguinte forma: as estações meteorológicas marcam um espaço no terreno de uma determinada região, medem e acompanham a quantidade de chuva que cai ali durante o ano. Este índice é uma boa referência para se conhecer o clima de uma região.

Medir a precipitação é uma das tarefas mais importantes da Meteorologia (o ramo da ciência que estuda o tempo atmosférico). Para familiarizar-se com as atividades pluviométricas de sua região, você pode construir um pluviômetro. Um pluviômetro é um instrumento que recolhe água da chuva e determina o valor da precipitação, medida em milímetros, onde a precipitação de 1mm corresponde à altura de água recolhida numa área de 1 metro quadrado. À pluviosidade de 1 mm, corresponde à queda de 1 litro de água por metro quadrado.

A unidade de tempo (I) por ser dia, semana, mês ou outra unidade qualquer, desde que se indique a unidade. Por exemplo: I = 50 mm/h, isto é, 50 milímetros por hora. Isto significa que em uma hora em que o pluviômetro ficou exposto à chuva ele captou 50 milímetros de chuva.

Material

- 1 garrafa pet lisa;
- 1 haste de madeira ou metal que tenha aproximadamente 1,5m de comprimento;
- 1 tesoura;
- 1 régua de plástico;
- 1 fita adesiva larga e transparente, e um pouco de areia com cimento.

Montagem e uso

Lave bem a garrafa e retire o rótulo. Depois corte a parte de cima da garrafa (logo abaixo onde termina a curva do gargalo), fazendo assim um funil. Veja foto ao lado.

Depois misture a areia com cimento e coloque um pouco de água, formando uma massa consistente. Coloque no fundo da garrafa até ficar levemente acima da linha entre a parte lisa e a curvatura da base, para corrigir as ondulações da mesma. Dê várias batas nas laterais da garrafa para assentar bem a massa. Quando perceber que chegou na linha, ficando horizontalmente alinhada, jogue um pouco de cimento em pó sobre a massa para absorver qualquer quantidade de água que tenha se acumulado em sua superfície. Depois verifique se a superfície do cimento ficou bem plana e deixe secar por uns dois dias.

 
Agora prenda a régua verticalmente e do lado de fora da garrafa com a fita adesiva transparente, de maneira que o "0" da régua fique exatamente rente a superfície do cimento. Depois coloque o funil na boca conforme a foto abaixo. Está pronto o seu pluviômetro caseiro.

Prenda o pluviômetro na haste (na lateral, usando as fitas adesivas, cordas ou tiras de borracha; ou sobre a mesma como na figura acima) e instale o equipamento furando o chão com a madeira/metal (pelo menos a 1,5m de altura) em um local sem interferência de árvores, telhados, muros ou objetos, onde as chuvas não encontrem barreiras.

Depois de instalar o pluviômetro, recomenda-se limpá-lo a cada três meses. Sempre que necessário, restaure o equipamento ou faça outro em caso de desgastes. Verifique periodicamente a garrafa em busca de furos.

Na régua do pluviômetro, cada milímetro vai indicar que caiu 1L/m2 (um litro de água por metro quadrado), como mostra o desenho ao lado.

Questões a explorar

- A pluviosidade subiu ou diminui em relação à semana anterior?
- Qual a semana na qual a diferença foi maior?
- Qual foi a semana em que houve mais pluviosidade? E menos?
- Calcule a pluviosidade média de cada mês.
- Fazer associações com as estações do ano, registrando características que os alunos vão identificando no seu dia-a-dia.

3 comentários:

Tales Felix disse...

Muito bom! parabens!

Tales Felix disse...

Muito bom! parabens!

Tales Felix disse...

Muito bom! parabens!